terça-feira, 29 de março de 2011

Anabolizantes, cerveja e maconha podem causar crescimento de mamas em meninos

Maioria dos casos de ginecomastia apresenta-se na puberdade, com uma incidência de 65% entre garotos de 14 e 15 anos



Excesso de timidez, blusas bem largas, caminhar curvado e, em muitos casos, recusa absoluta em participar de qualquer programa que implique tirar a camisa em público.

— Estas são reações típicas de garotos que sofrem com o crescimento de mamas ou ginecomastia — explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.


Em muitos casos, o garoto recusa participar em programas da turma - Claudio Vaz / Agencia RBS


A maioria dos casos de ginecomastia apresenta-se na puberdade, com uma incidência de 65% entre jovens de 14 e 15 anos. Essa condição desaparece durante os últimos anos da adolescência, apresentando-se apenas em 7%, aos 17 anos de idade. A incidência aumenta com a progressão da idade, atingindo até 30%, nos homens idosos.


No Brasil, não existem estatísticas específicas sobre a realização da ginecomastia, porque o problema não precisa necessariamente ser resolvido por meio da cirurgia, já em muitos casos, o desenvolvimento de mamas regride por si só. Uma estimativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de São Paulo indica que 10% das cirurgias plásticas em homens são realizadas para a correção da anomalia, cerca de 22 mil operações por ano.


— Mas, nos casos para os quais a cirurgia plástica é caminho o mais indicado, ela pode ser feita em qualquer fase da adolescência, pois a glândula mamária retirada não fará nenhuma falta após o crescimento. E o constrangimento social é sempre muito grande, sobretudo na adolescência. Em geral, o jovem que apresenta este problema sente-se muito envergonhado e fica muito introspectivo. Após a cirurgia, o principal ganho é o social, pois o paciente fica muito mais confiante para se integrar ao seu grupo — diz o médico.

Uso de anabolizantes

Além das causas fisiológicas, a ginecomastia pode aparecer em decorrência do consumo de anabolizantes, cerveja e maconha.

— Presente nos anabólicos, usados para aumentar a massa muscular, a testosterona pode ser transformada pelo organismo masculino em estrogênio, o hormônio feminino. Como resultado, vemos o aparecimento de traços femininos no garoto, sendo o desenvolvimento de mamas um deles. Isso porque a testosterona, após metabolizada, vira estrogênio — explica o médico.

Medicamentos como anti-hipertensivos ou antidepressivos também estão relacionados como possíveis causadores do crescimento de mamas nos garotos.

Nos casos de homens de idade mais avançada, o uso de medicação para o tratamento das úlceras gástricas também favorece o aparecimento do problema.

— Essas são as causas não fisiológicas da ginecomastia. Precisamos investigar estes fatores quando recebemos um paciente com essa condição - afirma Penteado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário